segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA- DICAS

Tem se tornado um hábito cada vez mais comum, os cuidados com a alimentação. Se alimentar bem não se restringe a alimentar muito mas sim, alimentar-se de forma adequada. A alimentação correta nos previne de inúmeras doenças, nos deixa mais dispostos para as tarefas do dia a dia e também nos ajuda a dormir melhor. Se alimentar de forma correta faz toda diferença na vida do indivíduo.

Mas para isto é preciso criar bons hábitos alimentares desde a infância, fazendo com que a criança experimente sabores diferentes, estimulando dessa forma que ela queira sempre experimentar outros alimentos.

Os pais precisam se esforçarem para que deixem de oferecer às crianças alimentos rápidos, fáceis de serem preparados ou já comprados prontos mas que fazem mal a elas e as deixarão muito mais propícias a este erro quando forem adultas.

Sanduíches, sopinhas prontas, biscoitos e bolachas, tudo isto faz muito mal às crianças, mas mesmo assim, estes são alimentos presentes na alimentação diária dos pequenos.

Publicidade:



Como se isso não bastasse ainda tem mães que fazem questão de comprar garrafas e mais garrafas de refrigerantes e deixar ali, estocado em casa. Isto contribui de forma muito negativa para a alimentação dos filhos.

O melhor a ser feito é comprar frutas, fazer saladas para sobremesa, caprichar na quantidade e variedade de alimentos coloridos nos pratos, principalmente as verduras.

A criança gosta de coisas coloridas então aproveite essa característica e monte pratos com bastante verduras, legumes, arroz, feijão e ofereça uma sobremesa com frutas e um pouco só de doce.

Estimule o seu filho a tomar suco de frutas, as mais variadas possíveis, principalmente aquelas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, caju e abacaxi.

O mais importante é que a criança tenha acesso a todos os grupos alimentares e que possa consumir uma grande variedade de alimentos.

Carboidratos, proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento e crescimento saudável são indispensáveis. Se a criança gosta de leite melhor ainda, incentive a ingestão da bebida no café da manhã ou antes de dormir.

Você também pode oferecer sanduíches mais saudáveis, com queijo branco, salada de alface e tomate e um pouco de frango desfiado. Evite oferecer frituras, enlatados e embutidos.

No lanche da escola sempre deixe dentro da bolsa do seu filho uma fruta ou um pouco de suco, isso evitará que ele compre refrigerante ou exagere em lanches nada saudáveis na escola. Evite dar dinheiro para que ele mesmo compre na cantina, a maioria das escolas brasileiras possui péssimas opções de lanche para o recreio da criançada.

Se você educar seu filho assim, ensinando-o a alimentar de maneira correta, com certeza, ele crescerá com mais saúde e aprenderá desde cedo os benefícios de uma boa alimentação e irá repassar estes ensinamentos a seus filhos.

2 comentários:

erik disse...

legal primeiro post que vejo um post sobre alimentação saudável na infância ,parabéns

erik disse...

parabéns pelo post ,primeira vez que vejo um post sobre este assunto

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...