segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA GRAVIDEZ- DICAS

Desde o momento em que toma conhecimento que está grávida a mulher passa a tomar cuidados especiais com seu corpo. Para gerar a criança com saúde e segurança a mulher passa a ter muito mais atenção quanto à sua alimentação, exercícios, hábitos do dia a dia e tudo mais que possa lhe trazer algum risco.

A gestação é sempre um momento muito delicado na vida de uma mulher. A chegada de um filho mexe muito com todo o corpo e organismo e é preciso ter alguns cuidados especiais, principalmente com a alimentação. A alimentação da gestante deve ser muito bem cuidada porque ela precisará ter todos os nutrientes essenciais para ela e também para o bebê.

Os especialistas apontam que essa fase de gestação é muito importante no que diz respeito às preferências alimentares que a criança irá adquirir quando nascer. Tudo que a mãe come é passado para o bebê. Os nutrientes, as vitaminas e todo o conteúdo daquela refeição também fará parte do desenvolvimento da criança e por essa razão as mães precisam prestar bastante atenção no que é colocado no prato.

Fora isso tem também a questão de ganhar peso, para evitar aquele exagero na balança o ideal é sempre selecionar os alimentos mais leves, frutas, verduras, legumes e não esquecer as fibras, cereais e leguminosas. A mulher que já tem o hábito de ter em seu cardápio diário, frutas, verduras e legumes terá maior facilidade para se adaptar a esta nova fase, já quem se alimenta de forma incorreta encontrará grande resistência para se ter uma alimentação saudável, mas é preciso força de vontade e mudar a forma de alimentar-se.

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É muito importante também comer várias vezes ao dia, em intervalos de 3 em 3 horas, evitando picos de fome. Evitar frituras, refrigerante, café e doces em excesso também é uma dica valiosa. Barrinhas de cereais podem ser uma ótima forma de matar aquela vontade de doce. Evite também exagerar nas massas, como pizzas, lasanhas, macarrão, e salgados de festa como empadas e fique longe de cozinhas. Quanto mais você ficar longe de tudo que leva óleo melhor para você e para o seu bebê.

É importante também comer bastante folhas verdes e derivados do leite. Se puder optar escolha sempre os queijos brancos ao invés dos amarelos e pães integrais ao invés dos franceses.

Em relação às frutas você pode comer de tudo um pouco. Alimente-se bem, varie bastante e deixe sempre seu prato bem colorido. Frutas como banana, maçã, uva, laranja, mamão, melão e melancia são uma ótima dica sempre.

Alimentando-se assim você poderá sentir-se muito melhor, não ganhará tanto peso e ainda está contribuindo para o desenvolvimento mais que saudável do seu filho.

E não deixe de conversar com seu médico a respeito de sua alimentação, ele poderá lhe indicar um ou outro alimento do qual deverá fazer mais ou menos uso de acordo com o que ele achar mais indicado para você.

3 comentários:

Anônimo disse...

Otimas dicas...Adorei.E Vale a pena seguilas a risca.

Anônimo disse...

dicas otmas..... vow seguir essas dicas ja q estou gravida tenhow q mi cuidar bem!!! valew pelas dicas

fernada bruna disse...

olá, muito bom seu site dicas muito legais tenho um artigo muito bom também



http://tudosobremodafemenina.com.br/dieta-pra-perder-aquela-barriguinha-idesejada/

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