terça-feira, 19 de abril de 2011

SEMENTE, CHÁ E CÁPSULAS DE SUCUPIRA

O conhecimento popular sobre plantas anda ajudando muito os pesquisadores a encontrarem princípios ativos novos para a fabricação de remédios que curam doenças ou atenuam seus efeitos, algumas universidades usam até mesmo pessoas mais idosas para fazer coleta de material na natureza, sendo que o Brasil é um dos países onde mais se encontram plantas com efeitos medicinais. 

Mas esta prática é antiga. Há muitos e muitos anos utiliza-se as plantas como remédio, para as mais variadas doenças e gravidades. Quem ao menos já não ouvir falar em chá de alguma planta que é bom para ou dor de cabeça, ou estômago, ou tantos outros benefícios que o chá destas plantas trazem para nós. Os mais antigos lembram perfeitamente da utilização de folhas e raízes, hora utilizadas no chá, hora aplicada diretamente sobre o corpo, para aliviar a dor, cicatrizar, inclusive muitos bebês, com pouco tempo de vida, já recebiam chás de sua mãe para aliviar algum desconforto, algum incômodo. No Brasil é prática é muito comum, ainda nos dias de hoje, sendo que algumas plantas são menos conhecidas, outras mais.


A sucupira, que tem o nome científico Pterodon pubescens Benth, há muito tempo é usada como antiinflamatório pelas pessoas. Há gerações a Sucupira vem ajudando nas mais diversas inflamações. Recentemente, a Universidade Estadual de Campinas descobriu que seu principio ativo também pode inibir o crescimento de células cancerígenas da próstata em laboratório. A Universidade de Campinas, vem investindo cada vez mais em pesquisas, de forma especial em relação à Sucupira que é fonte riquíssima de vários benefícios para o ser humano.

Além desse poder, atribui-se à sucupira o poder analgésico e ainda pode curar artrites, osteoporose e dores musculares de causas inúmeras. O ator Juca de Oliveira foi até o Programa do Jô há algum tempo para explicar como se faz o chá da semente de sucupira que também é usada em cápsulas, sendo que ele usou o chá para tratamento de dores na coluna. Principalmente, a partir desta entrevista, a procura por semente, cápsulas e chás de Sucupira cresceu em todo o Brasil. Em todos os estados, registrou-se grande aumento na procura dos produtos, faltando em muitas prateleiras e a compra pela internet destes produtos foi a saída para muitos que não encontravam em sua cidade.

Para preparar o chá pega-se quatros sementes para cada litro de água e amassa, coloca para ferver e depois de começar a ferver espera de um minuto e meio a dois minutos e desliga o fogo, tampa e depois côa e começa a tomar. Também existe a tintura e o extrato de sucupira, sendo que a tintura de sucupira é usada diluída em água ou chá e o extrato da sucupira é vendido em cápsulas.

Na internet é possível comprar a sucupira, como nos sites:
www.chaecia.com.br
www.oleosdobrasil.com.br
www.naturalisshop.com.br
www.sl90.com.br
e ainda nos sites de compra como www.shopping.uol.com.br e www.catapreco.com.br, entre muitos outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

©2009 Dietas e Dicas | by TNB