sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

LEITE DE SOJA E EXTRATO DA SOJA | DIFERENÇAS

O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos da soja.
Ele é produzido misturando os grãos secos de soja com água e depois triturando-os. O leite de soja pode ser feito em casa com um aparelho conhecido como vaca mecânica.

Muito consumido por diversas pessoas como sendo uma alternativa ao leite de vaca, principal diferença entre o leite de soja e o leite de vaca, é que o leite de soja não possui colesterol nem lactose que é o açúcar natural do leite.

E o extrato da soja? O Extrato de soja é o produto obtido a partir da emulsão aquosa resultante da hidratação dos grãos de soja, convenientemente limpos, seguido de processamento tecnológico adequado, adicionado ou não de ingredientes opcionais permitidos, podendo ser submetido à desidratação, total ou parcial.
Publicidade:
Então ficam na briga se há diferença entre o leite de soja e o extrato de soja. Isto vai depender muito da forma como a pessoa vai explicar, pois se explica de uma forma há diferença, se explicar de outra é a mesma coisa, veja porque:

O produto que você extrai da soja, como explicado acima, é o extrato da soja. Quando você o prepara para beber então tem o leite da soja.

Então para alguns há sim diferença, seria como se fosse assim: o extrato da soja é a matéria prima e o leite da soja é o produto acabado.
Mas o lado que defende que é tudo igual argumenta que se compra o leite de só em pó que nada mais é do que o produto que foi extraído da soja, então tanto faz falar extrato de soja ou leite de soja em pó.
Mas o outro lado retruca que o certo é falar que se compra extrato de soja e que ao prepará-lo você tem o leite de soja.

Então, significa que:
-O leite de soja em pó é o mesmo que extrato de soja.
-O leite de soja preparado é diferente do extrato de soja.

Entendido? Ou ainda não?
De qualquer forma, é importante sabermos que a soja faz muito bem para nós:
-A soja não contém compostos purínicos, responsáveis pela formação do ácido úrico no organismo. É muito recomendada como alimento de dieta em doentes com artrite, gota, etc.
-Contem tiamina, niacina e riboflavina, fatores do complexo B, raros em alimentos de origem vegetal e que são essenciais ao desenvolvimento e manutenção de nervos e pele.
-Contém isoflavonas, que é um fitoestrógeno moderado, um repositor hormonal natural. Previne os cânceres de próstata, de ovários e de mama, além de problemas cardiovasculares e a osteoporose.

E tem muitas outras vantagens que justificam o consumo da soja. Em breve, teremos mais artigos informando tudo de bom que a soja pode fazer por você. Até mais!

8 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi a fazer maionese com leite de soja em pó, mas, como eu tinha em casa extrato de soja, pensei que era a mesma coisa e me dei mal - quase queimei o liquidificador - não é a mesma coisa.

serena disse...

sempre fiz uso do extrato da soja desde de os 20anos hoje estou c/ 43 e meus hormonios estao baixicimos estou tendo q/ fazer reposiçao hormonal ,oq/ faço alguem pode me responder!!

Nara Raquel disse...

Bastou um copo de leite de soja por dia e em menos de um ano eu desenvolvi alergia à soja.

Anônimo disse...

Durante muitos anos eu bebo diáriamente um copo de suco de couve ou brócolis, batido co duas colheres de extrato (?) de soja.É comum também, eu acrescentar um inhame. Bato isso com um copo d água.

Anônimo disse...

Adorei a dica das diferença entre o extrato de soja e leite de soja.

Gostaria de saber se posso estar substituindo o leite de vaca, do meu filho de 6 anos por leite de soja? Ele esta com sobre peso e acho que com o leite de soja é bem mais saudável.

DANI ... disse...

meu filho ta fraquinho seria recomendado eu misturar um pouco do extrato da soja em pó no leite dele tem dois aninhos ... espero a resposta pq como vi nos outros comentarios naum as tem ... abrigada atenciosamente ..
DANIELE CRISTINA ... OURINHOS SP

Nathan disse...

Anônimo, com 6 anos a criança não necessita mais de leite, apenas de alimentos ricos em proteinas (principalmente carnes magras, peixe, clara de ovo).

Tente acrescentar na alimentação dele alimentos ricos em fibras (como verduras, aveia, granola). Eu particularmente não como quase nada de verdura, por isso prefiro comer algo mais apreciavel como o caso da aveia e granola. As fibras além de ajudar a controlar o colesterol e regular o intestino, elas ajudam também a dar sensação de saciedade, diminuindo o que a pessoa come.

Anônimo disse...

pode misturar extrato de soja com leite integral? e engorda?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

©2009 Dietas e Dicas | by TNB