sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DIETA MEDITERRÂNEA - O SEGREDO DA VIDA LONGA

DIETA MEDITERRÂNEA: O SEGREDO DA VIDA LONGA
Considerada por muitos a dieta mais saudável do mundo, foi abordada no Globo réporter hoje dia 12/12/2008.

No mundo ocidental, a Dieta Mediterrânea apenas ficou conhecida nos anos 50, mas ganhou muitos adeptos. O fato é que ela está mais para um estilo de vida do que para um regime por assim dizer. A prática prega uma alimentação saudável e exercícios diários. Surgida nos países do Sul da Europa e Norte da África, é o segredo da longevidade dos italianos e franceses.

O fato é que essa dieta foge completamente do padrão de vida americano, que se baseia em uma alimentação rica em carnes, leite, gorduras. A Mediterrânea adota como base as frutas, além de cereais, vegetais e azeite de oliva.




A idéia é consumir menos gordura animal e alimentos quimicamente modificados e enriquecer a mesa com alimentos ricos em fibras e pobre em açúcares e gorduras. Cerca de 60% do cardápio é composto por cereais; 25% por gordura de origem vegetal, como o azeite de oliva; e apenas 5% por carne.

De acordo com os especialistas, a Dieta Mediterrânea ajuda a combater desequilíbrios hormonais, arritmia cardíaca e a formação de placas de colesterol. Por ser rica em fibras, também inibe o surgimento de tumores de boca, estômago, esôfago, cólon e reto.

Para aderir à Dieta Mediterrânea, basta substituir o pão, a carne vermelha e o leite de vaca por outras fontes de energia, tais como:

- Cereais (soja, ervilha, lentilha, trigo integral)
- Macarrão al dente (quanto mais cozida a massa, mais oleosa se torna)
- Carne de ave sem pele
- Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, arenque, atum e salmão)
- Azeite de oliva extra virgem
- Legumes
- Frutas
- Leite de soja e sucos de frutas

Beber uma taça de vinho durante o almoço ou o jantar também é aconselhável. Quando consumido junto com a comida, o vinho ajuda a eliminar os radicais livres e desentope as artérias. Quando consumida em jejum, a bebida apenas inebria e não traz efeitos benéficos, apontam os entendidos.

Na hora do lanche, pode-se optar por uma fruta e uma porção de nozes, castanhas de caju ou castanhas do Pará, já que, segundo os seguidores da dieta, esses alimentos são ricos em fibras e por isso estimulam a eliminação do colesterol nas fezes.

1 comentários:

Paolo Pascoli disse...

adorei seu blog!
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www.dietamediterraneabrasil.blogspot.com

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